O que é Magistério

O que é Magistério? Abrindo Caminhos para a Carreira Docente

Descubra tudo sobre o magistério: formação, carreira, mercado de trabalho e FAQ para iniciar sua jornada na docência infantil!

O magistério, muitas vezes confundido com a licenciatura, diz respeito a uma área de formação específica para aqueles que desejam se tornar professores, especialmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Embora não seja um curso superior, ele habilita o profissional para lecionar com qualidade e embasamento pedagógico, preparando os alunos para as etapas seguintes de sua jornada escolar.

Neste artigo, vamos explorar a fundo o universo da área, esclarecendo dúvidas frequentes e apresentando os caminhos para quem sonha em seguir essa gratificante carreira.

Modalidades de Formação em Magistério

Existem, basicamente, duas modalidades de formação em magistério no Brasil:

• Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Ministrado em nível médio, por Escolas Normais Públicas Estaduais ou em instituições privadas credenciadas, tem duração mínima de dois anos. Habilita o profissional para atuar em creches, pré-escolas e nas primeiras etapas do Ensino Fundamental (normalmente do 1º ao 5º ano).
  • Magistério de Área (foco em disciplinas específicas): Também oferecido em nível médio, volta-se para a formação de professores para atuarem em disciplinas específicas do Ensino Fundamental, como Artes, Educação Física ou Inglês.

Vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê a obrigatoriedade da formação pedagógica para todos os docentes que atuam na Educação Básica. Isso significa que, mesmo concluindo o magistério, o professor pode optar por cursar uma licenciatura posteriormente, ampliando sua qualificação e habilitando-se para lecionar em outras séries do Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Diferenças entre Magistério e Licenciatura

Embora ambos preparem profissionais para a docência, o magistério e a licenciatura apresentam diferenças significativas. Veja a tabela comparativa:

AspectoMagistérioLicenciatura
NívelMédioSuperior
Duração2 anosDe 4 a 5 anos
HabilitaçãoEducação Infantil e Séries Iniciais do Ensino FundamentalEducação Básica (Anos Iniciais, Finais ou Ensino Médio)
FocoAspectos pedagógicos geraisDisciplina específica e formação pedagógica
Carga HoráriaAproximadamente 1.800 horasDe 3.000 a 4.000 horas

De modo geral, o magistério apresenta-se como uma formação mais compacta, preparando o profissional para o trabalho com o público infantil nas etapas iniciais da escolarização. A licenciatura, por outro lado, possui uma base teórica mais aprofundada, capacitando o docente para áreas específicas do conhecimento e para atuar em diferentes séries da Educação Básica.

Atribuições do Professor Formado em Magistério

O professor formado em magistério está apto a desenvolver diversas atividades em sala de aula, tais como:

• Elaboração de planos de aula dinâmicos e alinhados à BNCC;
  • Aplicação de metodologias de ensino ativas e lúdicas;
  • Avaliação processual do desenvolvimento dos alunos;
  • Mediação da aprendizagem, respeitando o ritmo e as necessidades individuais;
  • Promoção de um ambiente escolar acolhedor e estimulante;
  • Estabelecimento de relações positivas com alunos, pais e colegas de equipe.